segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Falta de memória

Antes de TUDO, essa mensagem não será nada além de um desabafo repelto de opniões pessoais, apenas isso. Sem ofensa, ok? Entenderam, né?

Hoje assitindo uma reportagem tive a impressão de que as coisas não andam muito justas.... a reportagem tratava dos jovens e a religião, e eu estou até agora indignada com a indiferença com que o Espiritismo é tratado desde sempre pela mídia e pelas pessoas. Parecem entender Espirtismo e Candomblé como coisas iguais, mas na verdade não são. O Candomblé e a Umbanda são religiões espiritualistas de origem africana, já o Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França em 1857 e cujo fundador foi Allan Kardec, tais religiões se diferenciam por diversos aspectos e cada uma tem seu mérito.
A sociedade tem ignorado o fato do Brasil ser o país com o maior número de espíritas do mundo (em 2005 já éramos 3 milhões, com mais de 10 mil Centros Espíritas no Brasil ), e os jovens espíritas também têm sido esquecidos. Mas nós somos muitos, e ao contrário do que muitos pensam, somos seres normais! O Espiritismo não tem como característica a 'conversão' ou a imposição de seus preceitos; ou seja, você nunca vai receber um folheto na porta do Banco te convidando a ir a uma reunião num Centro Espírita. Talvez seja por sermos discretos ( pode passar na porta do Centro tranqüilamente que não vai ouvir gritios ou espíritos se manifestando; o máximo que você pode ouvir são umas boas risadas nos encontros da Mocidade!!=D), as pessoas podem achar que somos quase inexistentes.... um engano!
Vamos desmistificar umas coisas: nós acreditamos em Cristo e em Deus sim! Dizem por aí que nós não somos cristãos mas isso não é verdade! Também acham que nós somos contra outras religiões mas não é assim, pelo contrário... qualquer católico, protestante, budista, hinduísta, judeu é livre para conhecer nossa religião sem cobrança nenhuma! Também acham que os espíritas fazem feitiços, aliás, um dia, conversando, disse que era espírita, e me perguntaram se eu era bruxa!!!! Eu ri muitoo! Falando em sutuações cômicas causadas pela falta de informação das pessoas, outro dia contei sobre a minha religião para alguém e a pessoa se apressou em se benzer na minha frente! Só faltou soltar um 'cruz credo'!Curioso é perceber a expressão de pânico que algumas pessoas fazem ao saber da minha opção religiosa... algumas correriam se as pernas não estivessem paralisadas de medo...!
O que falta, na minha opnião é uma boa dose de respeito para com os Espíritas, e acabar de vez com esses preconceitos absurdos que são nutridos pela falta de informação.

Dizem que gosto musical, futebol e religião não se discutem, mas eu discordo. Acho que já está mais do que na hora de entendermos o que cada religião tem de bom e assim nos livrarmos de preconceitos.
Até porque eu tô cansada de explicar que eu NÃO faço feitiço nenhum!




Nenhum comentário: